terça-feira, 8 de julho de 2008

SESC Paranaguá - Novos Territórios



A Exposição Novos Territórios é a atual proposta do Projeto Catapulta idealizado pelas artistas-docentes Consuelo Schlichta e Marília Diaz. Realizou, desde 2006, exposições no Departamento de Artes da UFPR e Museu Alfredo Andersen em Curitiba e no Centro Cultural de Ponta Grossa. O conjunto de artistas pesquisadores alunos-docentes firma-se com a continuidade de alguns e modifica-se com aqueles que chegam. Nesse caminho de renovações e permanências os trabalhos dessa edição são resultantes do desenvolvimento, do pensar e do repensar, da alteração e da continuidade de reflexões e propostas poéticas anteriores.

Mantendo seu objetivo central, o Projeto Catapulta procura nessa edição manter e ampliar a intenção de lançar idéias e imagens, construindo, junto ao público, territórios abertos à reflexão sobre a produção da arte e seu ensino. Resulta em um novo momento expositivo, catapultado para outros territórios, em um exercício de maturação das poéticas pessoais e da prática das ações de curadoria, montagem e mediação.

Agora é o SESC Paranaguá que se apresenta como novo espaço de conquista para estes artistas que abordam, em um processo de construção e reconstrução reflexiva, variadas questões a partir de poéticas singulares. Evidencia-se um diálogo entre as linguagens artísticas que, tratadas em universos temáticos, envolvem questões múltiplas e transitam em vias que vão da memória ao corpo, da operação conceitual ao lúdico, da discussão sobre identidade e construção social às visualidades contemporâneas. Discursos articulados que se entretecem delineando um espaço poético múltiplo e discorrem acerca das diversas instâncias da arte.

Nenhum comentário: